Ar-Condicionado



Entenda mais sobre Ar-Condicionados

BTU é a sigla de British Thermal Unit, expressão em inglês que significa Unidade Térmica Britânica. BTU é uma unidade, que mede a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura

Essa unidade de medida  é muito utilizada nos Estados Unidos e no Reino Unido, e ela também serve para determinar a potência de refrigeração de vários aparelhos, por exemplo, o ar-condicionado. BTU é uma unidade que não tem medida, porém equivale a algumas outras unidades, como 252,2 calorias e 1 055,05585 joules. A maioria dos equipamentos de ar condicionado têm sua capacidade fixada em BTUs. Um BTU é, genericamente, a quantidade de calor necessária para reduzir a temperatura de uma libra de água (0,4536 litros) em um grau Fahrenheit (0,53 graus Celsius).

O Selo Procel é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica.

selo-procel

Foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. É um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com sua Secretaria-Executiva mantida pela Eletrobras.

A etiqueta apresentada nos eletrodomésticos, classifica o consumo de energia daquele equipamento e seu grau de eficiência energética, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

tabela-procel

 

Quais as vantagens?

Ao escolher produtos com o Selo Procel, a economia gerada por essa escolha pode resultar, ao longo do tempo, no equivalente ao preço de um aparelho novo. Além disso, evita investimentos desnecessários no setor energético (geração, transmissão e distribuição de energia), estimula a fabricação e comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico e mais importante ainda, com a preservação do meio ambiente.

Os produtos com o Selo  Procel são testados em laboratórios credenciados, sob a supervisão do INMETRO. O Procel é uma garantia da qualidade do aparelho que você está comprando.

 

Selo Procel A

Os aparelhos contemplados com este selo possuem o melhor índice de eficiência energética da sua categoria. São submetidos a ensaios específicos em laboratórios idôneos, indicados pelo Procel, sendo comprovadamente mais econômicos. Os parâmetros a serem avaliados para cada equipamento constam no Regulamento Selo Procel de Economia. Ao adquirir um produto com este selo você estará garantindo economia na sua conta de energia elétrica.

O ar condicionado inverter funciona como um inverso de frequência que controla a velocidade de compressão do ar condicionado, reduzindo o consumo de energia do ar condicionado split em até 40%, o que além de beneficiar o consumidor, beneficia o meio ambiente. Além dessa economia, os aparelhos dotados dessa tecnologia fazem uso de gás refrigerante ecológico que não é nocivo à camada de ozônio.

 

Como funciona 

Diferente do ar condicionado comum que para dar a “partida” leva um “choque” elétrico no momento do arranque a fim de resfriar o ar até que chegue à temperatura desejada e desligue logo após, o ar condicionado inverter não desliga ao atingir a temperatura desejada, porém entra em um processo similar ao stand-by. Esse processo se dá graças a um dispositivo interno que ajusta a frequência do motor, controlando seu giro, deixando-o sempre em funcionamento, mas em potências que variam de acordo com a temperatura do ambiente.    Esse processo garante sustentabilidade, economia, menor nível de ruído e proteção elétrica. Com essa tecnologia consegue-se atingir mais depressa a temperatura desejada, com o tempo de arranque reduzido para 1/3 em relação aos modelos tradicionais.

 

Vantagens 

  • Maior durabilidade 
  • Economia de energia 
  • Sem oscilações na temperatura 
  • Compressor não precisa ser desligado 
  • Menor ruído 
  • Mais resistente 
  • Ecológico 
  • Funciona com íons negativos: removem a sujeira e o odor do ar .

Split: é um sistema de refrigeração usado em equipamentos condicionadores de ar, que são similares aos equipamentos do tipo janela, sendo divididos em dois módulos, denominados unidade interna (evaporadora) e unidade externa (condensadora). Estas duas partes estão unidas por tubulações de cobre onde acontece a passagem do gás refrigerante e do dreno. O dreno é necessário para que aconteça o escoamento da água da evaporadora, que ocorre devido a condensação da umidade do ambiente interno. A característica principal desse sistema é o fato da unidade interna ser mais silenciosa do que o sistema convencional.

Janela: são os produtos compactos de menor valor agregado e tem o evaporador e condensador no mesmo gabinete. Equipamento com algumas restrições para instalação em determinados edifícios ou residências, como por exemplo alteração de fachada.

Self Chiller: os chillers são, basicamente, resfriadores de água. A água gelada produzida por eles é utilizada com o objetivo de arrefecer o ar, produtos ou equipamentos conforme necessidade. Os chillers, que tem a potência medida em toneladas de refrigeração (TR), são capazes de trabalhar com uma grande variação de temperatura, podendo até ser negativa quando utilizados aditivos. Eles são indicados para: Construção e contratação, Indústrias Alimentícias, Projetos do governo, Indústrias Farmacêuticas, Indústrias do petróleo e gás,, Hospitais, Indústrias Químicas e Aeroportos.

Outros tipos (Variações de Split): existem no mercado outros tipos de modelos de split, que tem suas funcionalidades similares ao descrito acima. Os modelos comercias conhecidos são: Multi-split, split piso teto, split built-in (embutido), split teto quadrado, split cassete, etc. São modelos splits com configurações diferentes.

O grande diferencial do ar condicionado portátil é o fato desse modelo poder ser levado para diferentes ambientes da casa ou do escritório. Além disso, esse é um tipo de condicionador de ar que não tem custo de instalação. Porém, você precisa fazer um furo na janela para conectar um tubo extensor que faz a troca de ar entre o ambiente externo e o interno. O ar condicionado portátil também garante a renovação do ar, tem pouco ruído e vem com controle remoto.

Como o nome já sugere, este equipamento trabalha como uma cortina invisível (de ar) que separa dois ambientes de temperaturas diferentes, assim mantendo a temperatura dos dois lugares inalteradas. Por exemplo, se um estabelecimento comercial estiver com o ar condicionado ligado a 15 graus, com a ajuda da cortina de ar que é instalada na porta, a temperatura do ambiente não mudará, mesmo que na rua esteja fazendo um calor de 35 graus. Este aparelho é mais comum no comércio, como em shoppings, supermercados, lanchonetes, restaurantes ou em câmeras frigoríficas, áreas de preparação de alimentos, entre outros.

 

Como funciona um ar condicionado quente e frio?

O ar condicionado quente e frio é muito utilizado no Sul e Sudeste do Brasil, onde as temperaturas em todas as estações exigem a utilização da refrigeração e do aquecimento. Ele funciona como um trocador de calor, a função quente do seu aparelho joga calor para o ar do ambiente e bombeia o ar frio para fora. Fazendo o inverso na função frio. A vantagem em adquirir um ar condicionado quente e frio é ter um único aparelho com duas funções. São versáteis no sentido de poderem ser utilizados tanto no inverno como no verão.

O desumidificador é um aparelho que controla a humidade do ambiente, evitando a corrosão, a ferrugem e as paredes úmidas. Sempre que a umidade relativa do ar sobe acima dos 60% é conveniente utilizar um desumidificador.

Quando a umidade está muito alta (próxima dos 90%) existe o risco da formação de bolor e da propagação de bactérias. Nestes casos, a humidade produzida nos banhos, na cozinha, pelas plantas e até pelas pessoas não é eliminada. É, por isso, necessário recorrer a um desumidificador. Este aparelho, além de eliminar a umidade em excesso, conserva quadros, peles, roupas, documentos, aparelhos de som, equipamento fotográfico, instrumentos de precisão, móveis e uma infinidade de outros objectos, protegendo-os contra danos.

Hoje em dia, os aparelhos de ar condicionado têm interessantes sistemas de filtragem que podem melhorar a qualidade de vida de seus proprietários.

A mera presença de um condicionador de ar comum já costuma melhorar o ambiente na medida que ele contribui para torná-lo menos úmido, reduzindo assim o mofo. Alérgicos devem monitorar os níveis de umidade em aparelhos que apresentam essa função, para mantê-los entre 40% e 50%.

A umidade é uma questão de sobrevivência para os ácaros, que se reproduzem em ambientes onde a umidade relativa do ar se encontra acima de 55%. Conforme a tecnologia dos aparelhos de ar condicionado tem avançado, os sistemas de filtragem de ar destes aparelhos foram se tornando mais robustos, e hoje eles podem ajudar a eliminar desde poeira e impurezas até bactérias, vírus, fungos, ácaros.

O filtro mais conhecido é o filtro HEPA. Um ar condicionado com filtro HEPA promete eliminar 99% das impurezas, sendo também uma boa indicação para quem tem problemas de alergia. Existem ainda outros tipos de filtro de ar condicionado, que protegem a saúde e garantem maior conforto.

No geral, existe filtro de ar condicionado removível e lavável que dá conta de uma filtragem básica contra impurezas do ar. Contudo, para quem tem alergia ou, ainda, mora em cidades com alto índice de poluição, as principais marcas do mercado oferecem alternativas mais avançadas.